sábado, 10 de abril de 2010

Em um ano, projetos de TI Verde aumentarão 74%

Apesar de muitos projetos de TI Verde ainda serem tratados como marketing institucional, esse segmento vem crescendo gradativamente pelo mundo. Um estudo realizado pela Symantec com 1.052 participantes de 15 países, incluindo o Brasil, indica que 97% das companhias acreditam que o setor de tecnologia tem grande influência na popularização de iniciativas ecológicas.

No Brasil, 51% das corporações já implantaram ou estão implantado projetos de TI Verde. A pesquisa também mostra que 97% das empresas do mundo inteiro estão interessadas em diminuir custos.

A adoção de projetos ecológicos é de certa forma, incentivada apenas para cumprir medidas governamentais. Exemplo disso é que 58% das companhias latino-americanas entrevistadas adotam medidas verdes para atender a exigências impostas pela legislação. Em outros continentes esse número cai para 44%.

Ainda há muitas expectativas nesse setor para os próximos 12 meses, de acordo com o estudo. Isso porque 73% entrevistados de todo o mundo garantem que o investimento no segmento crescerá nesse período. No Brasil, este percentual fica em 78%.

Foram consultadas empresas do Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, França, Itália, Canadá, Austrália, China, México, Índia, Japão, Cingapura, Malásia, Coréia do Sul, Nova Zelândia.

Pesquisa: consumidores estão de olho na TI Verde


Um novo estudo encomendado pela Lexmark International revelou que a maior parte das pessoas está preocupada com o tanto que impactam o meio ambiente com as suas ações. Mas ao mesmo tempo, a maioria também não sabe dizer o que poderia fazer para diminuir este impacto, ou que ações deixam rastros mais profundos que outras.

Dez mil consumidores
 foram entrevistados em 21 países, e os resultados mostram que as pessoas estão dispostas a colaborar. 84% responderam que dariam preferência à uma empresa que se mostrasse mais preocupada com relação à reciclagem, e 75% se sentem mal ao imprimir cópias desnecessárias no trabalho, por exemplo.

Mulheres estão mais propensas a colaborar com o meio ambiente. Elas também estão mais por dentro das questões ambientais, e souberam pontuar melhor as ações que impactam o meio ambiente de forma mais grave. Mulheres também estão mais propensas a comprar
 produtos de empresas que reciclam, e 71% delas (contra 63% dos homens) afirmam que se sentem culpadas ao jogar no lixo algo que poderiam consertar.

Consumidores americanos mostraram-se menos informados que os entrevistados de outros países. Além disso, acreditam cegamente que a maioria das empresas está fazendo o que pode para diminuir emissões de gases poluentes. Será mesmo?

IBM: tecnologia combate poluição das águas


Em parceria com o Instituto Marinho da Irlanda, a IBM lança uma nova linha de serviços aquáticos para analisar a qualidade da água e combater a poluição. Chamado SmartBay, o serviço conta com sensores que monitoram a vida marinha, a poluição, condições das ondas e transmite os dados para os pesquisadores e, por todas essas funções, pode custar cerca de US$ 20 milhões em cinco anos.

A iniciativa faz parte do esforço que a IBM tem feito para atuar no ramo de serviços de infra-estrutura, incluindo tráfego de automóveis e energia. Com o novo produto, a empresa visa ajudar a melhorar a eficiência das concessionárias de água com melhor monitoramento e detecção de problemas como contaminação ou outras emergências.

A iniciativa faz parte do esforço que a IBM tem feito para atuar no ramo de serviços de infra-estrutura, incluindo tráfego de automóveis e energia. Com o novo produto, a empresa visa ajudar a melhorar a eficiência das concessionárias de água com melhor monitoramento e detecção de problemas como contaminação ou outras emergências.

Segundo a IBM, em cada ramo a companhia busca colocar seus produtos para agências governamentais como forma de integrar as redes de computadores e sensores digitais para melhores resultados.